SEO: Otimização para mecanismos de busca.
É a forma de ser encontrado nos buscadores de forma Orgânica (sem pagar anúncios) para trazer tráfego qualificado potencializando mais conversões (leads, compras, preenchimento de formulário, agendamento e etc.).
Através de um conjunto de estratégias, conseguimos otimizar websites, blogs, landing Pages.
SEO é um trabalho constante com diversos benefícios (menos investimento em midias pagas, aumentar tráfego qualificado e muito mais…)
Existem alguns critérios para a classificação de indexação do Google (cerca de 200), que não são explicitamente divulgados, mas devido a decorrência e experiência, conseguimos identificar alguns desses fatores decisivos.
A palavra-chave ou keyword (em inglês) é o PRINCIPAL de tudo! Todas as páginas do seu site tem que estar de acordo com uma palavra-chave específica.
Essa Keyword pode ser tanto uma palavra quanto uma frase, mas como escolher uma?
Ela deve ser estratégica e escrita da mesma maneira ou semelhante com o que o seu público coloca no espaço de busca do Google.
Por exemplo: se o seu público pesquisa: “Como manter a produtividade no trabalho home office” a sua palavra-chave para um post que responda essa questão pode ser “produtividade no trabalho home office”.
Seguindo esse padrão você terá textos estruturados e direcionados para a sua persona.
Para otimizar ainda mais o robô do google a considerar o seu texto importante é necessário ter um título que siga mais ou menos este padrão:
Palavra-chave;
Dois pontos;
Gatilho.
Ex: Produtividade no home office: 5 dicas para melhorar a sua rotina de trabalho
Lembre-se: sempre foque na palavra-chave
A meta descrição é a pequena prévia do seu texto que fica abaixo do título.
Exemplo de meta descrição para ranqueamento no google
O que não pode faltar nessa parte é:
Palavra-chave;
Uma pequena resposta;
Uma pergunta que engaje a pessoa a ler o seu texto.
Poucas pessoas sabem, mas é a principal parte do seu texto, é nele que você precisa captar o leitor para ele continuar lendo, então sempre busque interagir com o leitor ou mostrar dados para apresentar a importância daquele assunto.
Ah! E não esqueça, também utilize a palavra-chave
O conteúdo precisa conversar com outros conteúdos, por isso, é sempre importante trazer outros links:
Links internos: São outros links do seu próprio site, ele pode ser outro conteúdo, ou uma landing page, mas precisa seguir uma ordem, para que o robô do google entenda uma conexão entre os seus conteúdos.
Links externos: utilizados principalmente para TRAZER AUTORIDADE para o seu post, o ideal é utilizar de grandes sites que sejam bem ranqueados e de parceiros do seu negócio para ter uma integração.
Utilize conteúdo visual dentro do seu texto para torná-lo mais dinâmico, além disso, salve-os com a sua palavra-chave, pois caso alguém busque através do campo de imagens no google também encontrará o seu conteúdo.
Outra coisa importante é tomar cuidado com os materiais que utiliza, não pegue qualquer foto da internet pois precisará de direitos autorais e pode comprometer o seu negócio a uma multa. Pensando nisso, existem algumas plataformas que disponibilizam imagens seguras para baixar, como: Shutterstock e Freepik.
Sim, a organização do seu texto é primordial.
Se você parar para analisar esse texto que está lendo está separado por títulos e subtítulos por isso a sua leitura está sendo dinâmica.
Existe um padrão de Headlines interessantes para se cadastrar no google, por isso, sempre procure ter subtítulos e se puder ainda desmembrá-los em headlines ainda menores.
Por incrível que pareça, se o seu conteúdo estiver mais perto da home, mais fácil será de ranquear.
O robô do google sempre tenta fazer um percurso no site para entender por onde o lead precisa passar até chegar em determinado conteúdo e se esse percurso for complicado o seu posicionamento no ranking cai.
Agora vamos para os aspectos mais relacionados a estruturas do que a conteúdo.
O primeiro deles é o mobile-friendly, atualmente muitas pessoas acessam os conteúdos através do celular, por isso é tão importante manter o seu site preparado para ser visto pelo smartphone e pelo computador sem apresentar problemas.
Sabe quando entramos em um site e demos um tempão para poder carregar todo o conteúdo? Isso estressa né? e às vezes até nos faz desistir de ler aquele conteúdo.
O tempo ideal de carregamento de uma página é de até 2 segundos.
Isso mesmo, o tamanho do conteúdo importa.
O mínimo de palavras é de 300 palavras, mas se colocar só isso, fica muito pequeno.
O padrão ideal para textos e páginas normais são de 900-1500 palavras e para textos estruturais, ou seja, conteúdos que o seu negócio é especialista e que você utiliza para ser a base de o resto, deve conter em média 2000 a 3000 palavras.
O robô do google faz uma média de quanto tempo as pessoas que entram no seu conteúdo passa, essa métrica é importante para entender se seu conteúdo atingiu a expectativa do leitor e ele leu muito ou se nas primeiras linhas ele já saiu e foi buscar outro.
Dessa forma, o tempo de permanência é ideal para o robô entender se o seu conteúdo é relevante ou não.
Se o seu conteúdo for muito raso em conteúdo, sem explicações bem feitas e “enchendo muita linguiça” ele estará muito mais abaixo no ranqueamento do que um conteúdo que explica de maneira clara e detalhada, com uma linguagem que qualquer pessoa entende sobre o assunto.
Aqui está a grande importância de ter um site com HTTPS, o sistema de segurança na página que entrega ainda mais credibilidade ao usuário.