Persona
“Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar. Personas são uma ferramenta ou método de segmentação de mercado.” Wikipédia
Em resumo, nada mais é que a definição de cliente ideal para o seu negócio, suas características, como ele age, o que ele gosta e não gosta e etc.
Imaginamos o dono de uma Corretora de Seguros, como definir sua Persona?
Fulano de Tal: Empresário de uma Gestora de Investimento Idade: 40 anos Gênero: Masculino Educação: Ensino superior Mídias: Exame, Veja, Infomoney, Brazilian Journal, LinkedIn, Instagram. Seus Hobbies: corrida de rua, viaja com frequência com a família para a praia.
Com essas informações acima, já conseguimos definir a forma de atuar e quais os tipos de ações que vão impactar mais esse usuário para se tornar um cliente.
Persona não é Público Alvo!
Público alvo é definido através de informações Macro, ou seja, informações demográficas, como Idade, Profissão, Estado Civil, Região e Gênero.
Já a Persona tem um aprofundamento maior nas informações, trazendo detalhes da personalidade de um perfil. Por exemplo: Nome (Fictício), Estilo de Vida, Hobbies, motivações, necessidades ou dores, redes sociais favoritas e hábito de compras.
Como definir sua Persona?
De maneira muito fácil, mas pouco feito por muitos… Conversar (Pesquisa), saber mais sobre seu cliente, reunir as informações e definir suas Personas
Persona é uma ferramenta para segmentar o seu canal de atuação e definir um personagem que representa os clientes de sua empresa.